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CAMPANHA SANGUE CORINTHIANO É SUCESSO EM CAMPINAS


Em busca da união das torcidas, discurso principal foi em prol da vida. São Paulinos do grupo Função original marcaram presença. Retratos de um dia de solidariedade dos apaixonados pelo futebol.

Ás 15h, horário de término dos cadastros para doação de sangue no hemocentro da Unicamp, a fila de espera para doar ainda era grande. Durante o sábado o movimento foi intenso no hemocentro. Vestidos com a camisa do Corinthians, a maioria dos presentes ali estavam pela campanha corinthiana. Torcedores de outros clubes também compareceram para prestigiar o projeto que visa salvar vidas.
Rebecca Moreno, organizadora da campanha em Campinas se dizia feliz e com a sensação de dever cumprido. O número de presentes superou a edição anterior, e ela espera que a próxima edição ainda seja maior. A definição é bem simples: gratificante! Essa foi a palavra utilizada por Rebecca para definir o sentimento diante do sucesso da campanha.
 Roberta Santos, que trabalha no setor de captação de doadores do Hemocentro, destacou a importância da iniciativa da torcida. “A captação de doadores busca parceiros para divulgar a doação de sangue e todas as iniciativas nos ajudam a desmitificar e conscientizar para o ato de doar.”
Conheça a história da campanha Sangue Corinthiano no site oficial: http://www.sanguecorinthiano.com.br/acampanha/

Rebecca Moreno ao lado de Paulo André. Divulgação da campanha. Foto: https://www.facebook.com/rebeccasmor/photos?ref=ts



FUNÇÃO ORIGINAL MARCA PRESENÇA NO HEMOCENTRO

Os São paulinos Leo e Renan, integrantes do grupo musical Função Original, compareceram ao Hemocentro da Unicamp para prestigiar a campanha Sangue Corinthiano, no dia D da campanha, sábado, 14 de abril. Sorridentes e levantando a bandeira da solidariedade, eles destacaram a amizade com Shimo, um dos líderes da torcida organizada Estopim da Fiel em Campinas e falaram sobre o vídeo para divulgar a campanha. No vídeo está parte de uma de suas músicas intitulada “o jogo recomeça, a vida não”, a letra compara a vida de um menino com uma partida de futebol, destaca Renan. O fato de São Paulinos serem responsáveis por um dos vídeos de divulgação da campanha fez com que se quebrassem alguns mitos e torcedores de outros clubes também aderisse ao gesto para salvar vidas. “Somos torcedores do São Paulo, mas pela causa abraçamos. A causa fala mais alto que a torcida. E acho até interessante, acho que deu uma quebrada em alguns paradigmas e para a gente é um prazer estar ajudando”, enfatizou Leo.
Léo e Renan. Função original presente no Sangue Corinthiano. Foto: Natália Faria

 “Sem levantar bandeira, sem preconceito, a gente fala de salvar vidas” Renan

“A proposta de doar sangue vai além da torcida” Leo


TRAJETÓRIA DO GRUPO
Apadrinhado pelo Conceito Real, o Função Original está na cena desde 2007, no entanto, sempre alcançou um público que não se limita ao rap.
Para o grupo, 2008 foi um ano de conquistas, iniciado com o lançamento do primeiro disco “A Paz é Nós Quem Faz”, que chegou às ruas com 10 faixas, também produzidas pela M.L.K. Records.
Com o destaque da canção “Por que os bons se vão”, que virou videoclipe, o Função Original se consagrou na região.
A música de trabalho “É né”, lançada em 2011 tem sido o carro chefe do grupo por conta da afinidade com o samba e a inovação de estilo.

Para conhecer o grupo Função Original e ver o vídeo de divulgação da campanha acesse: http://funcaooriginal.blogspot.com.br/search/label/Sangue%20Corinthiano





É UMA FAMÍLIA” DIZ JUAN, QUE AO LADO DA ESPOSA E FILHO PRESTIGIOU A CAMPANHA.
Juan, Simone e o filho do casal. Foto: Natália Faria

O analista de contratos Juan Carlos demonstrou seu amor pelo Corinthians ao lado da esposa Simone e do filho. A família compareceu unida para doar sangue pela campanha sangue corinthiano. O filho, menor de idade, esteve presente para acompanhar os pais e sentir o clima de solidariedade da fiel. “É um exemplo, não só para o cidadão em si, mas para todas as outras torcidas. Acho que é uma iniciativa única e louvável, com certeza!” destacou Juan. Ao ver a presença marcante da torcida corinthiana, ele ainda falou sobre a  emoção de fazer parte do projeto “é fantástico estar aqui, principalmente na hora que a gente chegou e viu que estava lotado e que a maioria era corinthiano. É uma grande família!”




ORGANIZADAS PELA SOLIDARIEDADE

Quem disse que torcida organizada é sinônimo de violência? Por trás desse estigma criado pela mídia, as torcidas organizadas apoiam projetos sociais e muitos integrantes são amigos de torcedores de outros clubes. Prova disso é Shimo, diretor social da Estopim da Fiel Campinas e amigo dos São Paulinos integrantes do grupo Função Original. Ao lado de Rebecca, Shimo de 22 anos foi um dos responsáveis pelo sucesso da edição 2012 da campanha Sangue Corinthiano em Campinas. Ele destacou o lado social da campanha sem levantar bandeiras “o Sangue Corinthiano é só um nome, para usar a força da torcida para salvar vidas. Independente do time, o importante é vir aqui, doar o sangue, salvar vidas. Independente da camisa que VESTE, da bandeira que levanta, tem que salvar vidas. A torcida do Corinthians é forte e para um projeto social o seu nome é o mais indicado, mas para doar sangue todos os times são bem vindos.” Para Shimo, a campanha melhora a imagem da torcida perante a mídia “tira um pouco essa imagem que a televisão, a mídia tenta passar da gente, de baderneiros, que gosta de brigas. Também não é assim, a torcida organizada tem muitos projetos sociais. Lá na sede temos jiu-jitsu de graça para a comunidade, tem futsal, aulas de computação. “A torcida não é isso aí que todo mundo acha que é.”
“independente do time, o importante é vir aqui, doar o sangue, salvar vidas.” Shimo


PELO CORINTHIANS, COM MUITO AMOR

Devidamente trajado com a camisa do Timão e envolto em uma bandeira. Abraão veio especialmente para a campanha Sangue Corinthiano. “Sou doador, mas hoje eu vim pela campanha Sangue Corinthiano. Aproveitar a deixa.” O brilho nos olhos enquanto falava sobre sua participação não escondia a emoção de fazer parte de algo tão grande “parece que você está entrando no estádio aqui, você vê pessoas com a bandeira do Corinthians, com a camisa. você vê que a maioria veio pela campanha, devidamente trajado. É especial.” Para ele a imagem da torcida corintiana não é ruim e a campanha aumenta seu destaque: “a imagem da torcida do Corinthians não é ruim, é boa. A mídia gosta. Eles podem falar de partes que tem violencia, mas aí é problema social que nada tem a ver com o Corinthians. Isso aumenta nosso ibope!”

“É sangue corinthiano meu!” É show de bola!”Abraão



DOADOR DE PRIMEIRA

A campanha cumpre seu objetivo de conscientização ao atrair novos doadores. Rebecca Moreno, organizadora local, é a primeira a admitir que começou a doar pela campanha. “Tenho medo de agulha, se não fosse a campanha sangue corinthiano, talvez eu não seria doadora até hoje”.
Jéssica Cristiane de 20 anos de idade doou pela primeira vez na campanha de 2012. Enquanto esperava ela admitiu a ansiedade para a primeira doação. “sempre tive vontade, mas acabava não tendo tempo. Eu vi no fan page do Corinthians que hoje era a campanha sangue corinthiano e acabei vindo.” Ela destacou que pretende se transformar em doadora assídua e que  o importante é ajudar as pessoas.
 “Não é só pelo Corinthians” Jéssica


"Uma torcida sem limites por uma causa sem tamanho"


*fotos de Natália Bezerra Faria.
*foto Rebecca com Paulo André: Facebook de Rebecca Moreno.





                               



1 comentários:

  1. São iniciativas como essa que devemos "brigar" para que ganhem a Mídia e a atenção das pessoas. Como dizem Fazer o bem sem ver a quem, Doar Sangue é basicamente isso!

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